4 de jun. de 2012

COMPRANDO POR UNIDADE





Quem nunca comprou frios, presunto, queijo prato, mussarela, mortadela...., e quando foi usar, na hora do lanche, ou pra montar aquele prato especial se viu tendo de improvisar porque faltou uma fatia de alguma coisa?


Ou pior, comprou e colocou na geladeira naqueles potinhos especiais para frios pensando em ter frios a mão para os lanches da semana e de repente percebeu que o queijo estava fedido, o presunto gosmento e a mortadela meio estranha?...rssss


Todo mundo já passou por isso, ou vai passar.


Ok, tudo isso pode ser resolvido com uma medida muito simples.


COMPRE POR UNIDADE


É isso mesmo. 


No Brasil temos o hábito "farto" de comprar alguns alimentos por peso, "me dá 250 gramas de presunto, 150 gramas de mussarela e 300 gramas de salame"... "meio quilo de bife"..., é assim que o brasileiro compra.


No exterior, principalmente em países que sofreram com as grandes guerras, o hábito de compra é unitário. Para evitar desperdício. 


Pode parecer coisa de sovina, mas acreditem, depois que implantamos esta técnica aqui em casa, nunca mais faltou ou sobrou fatias de frios.


É simples, basta você calcular. Bem, aqui em casa somos 2 adultos, e no café da manhã comemos 3 pães. Eu com queijo ele com mortadela e queijo, e eventualmente em um lanche noturno, comemos 2 hambúrgueres com queijo cheddar cada. Então para um final de semana me bastam: 4 fatias de cheddar, 5 fatias de mortadela, e 5 fatias de queijo prato.


Se for fazer uma lasanha para dois. Minha assadeira cabe 3 folhas de lasanha, então para cada camada são 3 fatias de frios, em altura ela comporta 4 camadas. Então para uma lasanha preciso comprar: 12 fatias de queijo mussarela e 12 fatias de presunto.


Amanhã vou receber amigos para o almoço. Vou preparar comida mineira, angú, couve, linguiça, torresmo, arroz e feijão. Seremos em 5 adultos, então imagino que ninguém comerá mais que 3 linguiças, sendo exagerada, vou comprar 15 gomos de linguiça fresca. Acho que dá e sobra, já que dos 5 adultos, 3 são mulheres e estas não passarão de 1 linguiça...rsss


Enfim, esse pode parecer um hábito estranho. Mas depois de adotá-lo você verá que é prático e que pode e deve ser adotado em outros produtos. Como na compra de filés de frango, de bifes, de linguiça e por ai vai.


Adotando esse hábito, você não será surpreendido pela espessura da fatia dos frios, que variam de um local pro outro, e quando você menos espera 150 g de queijo são 3 fatias em um supermercado e 5 fatias na padaria. Ou da mão do açogueiro que fez um bife fininho e enorme, ou um bife mais grosso e pequeno.


Este hábito também te ajudará a organizar melhor seu cardápio e seu freezer, por exemplo. Se somos dois, e em uma refeição com bife comemos 1 bife cada um, eu comprarei 6 bifes, e poderei congelar em porções já temperadas para 3 refeições. 


Claro que numa eventualidade de receber uma visita, a ida ao açougue para abastecer-se será necessária, mas não será dispendiosa. Você já saberá calcular a quantidade necessária para atender seus convidados com fartura e sem desperdícios, e não terá que se estocar com mais que o necessário.


Essa é uma lição que nossos amigos japoneses aplicam em seu dia a dia, e não preciso citar sua milenar sabedoria em várias áreas, né?!


Vamos experimentar???


Compre por unidade e depois me diga o que achou.


Foto: Wal Mart



Nenhum comentário:

Postar um comentário